segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Antes do Inverno






Paul (Daniel Auteuil) é médico cirurgião e casado com Lucie (Kristen Scott Thomas). Possuem uma vida tranqüila, pacata, calma e bem sucedida. Num certo dia, ele recebe um buquê de rosas em seu consultório e o que era apenas um buquê, passa a ser entregue todos os dias, seja em sua casa, hospital em que trabalha ou consultório em que atende. 

Misteriosamente uma jovem, Lou (Leila Bekhti) o encontra dizendo que ela o conhece. Ele a operou quando ela era pequena, ele não se lembra, entretanto Loul sabe que foi Paul e se sente agradecida por tê-la salvo a vida. Aos poucos ele passa a desconfiar que essa moça seja a dona destas flores. Nesse meio tempo, seu casamento entra em abalo e toda harmonia da casa revela dissonâncias que antes não havíamos percebido. 

Além desta moça, há também na relação entre esse casal um amigo da família, muito próximo de Lucie. Percebe-se que há algo ali, algo que não sabemos, mas que pressentimos.

Em “Antes do Inverno” há um drama em que incertezas perduram no ar. Nada é dito e uma nuvem de dúvidas percorre toda história. Não sabemos de quem vem as rosas ou por qual motivo elas são entregues. Quem é a moça que sempre o encontra e qual a relação de Lucie com o amigo deste médico.


O filme se passa pelo olhar de Paul, então toda trama é aos poucos desvendada por ele e por nós também. Entretanto, algumas verdades são lançadas e estas nos levam a imaginar ideias e certezas. Neste momento percebemos como o longa constrói imagem e a desconstrói em seguida, e coloca em dúvidas, elaborando jogos de mentiras e verdades.
O drama possui uma trilha envolvente, ora às vezes seca que nos causa um distanciamento com relação ao drama, ora entrega uma sonoridade forte e envolvente. Essa trilha consegue dar sobriedade a trama e dar um clima francês a toda história.


A fotografia é gélida, denotando uma frieza que paira sobre todos os personagens e sobre o longa. É interessante perceber como esta fotografia e a trilha completam essa frieza, frieza esta estampada nas faces, nos gestos ou nas expressões dos personagens que estamos vendo, observando e conhecendo.

O longa caminha, caminha e a verdade revelada ao final do longa não é de fato importante ou impactante, mais importante fica sendo as incertezas levantadas pelo enredo, as incertezas construídas, as verdades diluídas. O diretor com isso estabelece um drama sólido, frio, dotado de força e jogos de verdades onde nada é dito de fato, porém que podemos perceber pelas falas, gestos e ações de seus personagens. 



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