Seguro, denso e instigante.
Com uma bela fotografia mostrando os subúrbios de uma Inglaterra; uma trilha sonora marcante e forte; uma direção firme com um roteiro inteligente, ácido e indireto e por fim, um elenco formidável, o competente Dúvida se estabelece como um dos melhores filmes do ano de 2008.
Flynn (Philip Seymour Hoffmam) é um novo padre na paróquia. Carismático e querido por todos, ele quer colocar em prática suas ideias de uma igreja mais acolhedora e compreensiva do que autoritária. Nesse caminho vai enfrentar o poder e teimosia da Irmã Aloysius (Meryl Streep), uma freira rude que conduz com mão de ferro o colégio que a igreja administra.
Ela preza pelos dogmas e bons costumes antigos e faz de tudo para mantê-los, orientando as irmãs em seus serviços, as ajudando com as crianças e de certa forma as protegendo. Todos os alunos e freiras a temem e os padres a respeitam. Porém quando a Irmã James (Amy Adams) vê uma cena um pouco estranha aos seus olhos e comenta para ela, começa um confronto entre a Irmã Aloysius e o padre. Uma guerra que pode ser injusta, pois entre um padre e uma freira, ele de longe possui mais visibilidade diante da congregação. Mas qual é a acusação que impera sobre o ele: a pedofilia com relação a um garoto negro.
O filme começa de forma magistral. Ao som de um piano e com uma fotografia gélida é mostrado em estilo gótico o ambiente do pequeno subúrbio e a catedral da igreja. Durante a missa, alunos tentando se livrar das rédeas das freiras e sendo pegos pela Irmã Aloysius e o Padre Flynn usando da palavra para falar sobre valores que devem ser respeitados. Nestas primeiras cenas podemos perceber a diferença no comportamento e ponto de vistas desses dois personagens que são extremamente opostos.
As diferenças de tratamento entre essas duas figuras (padre/freira) são mostradas pelo diretor de forma bem interessante, pelos detalhes. Uma cena que demonstra isso é as que abrem o filme mostrando as irmãs jantando. Nela todas oram e respeitam esse momento, a refeição é saudável e simples, em seguida tem-se o ambiente dos padres totalmente distinto. Vinho no lugar de leite, uma refeição nada humilde, com todos conversando sobre os mais diversos assuntos, contrariando o jantar silencioso das freiras. A iluminação serve também para distinguir esses dois ambientes: claro e lípido para as freiras, tons escuros para os padres.
Ao decorrer do drama o que se vê na história é um jogo de acusações, com ou sem fundamentos, entre essas duas figuras de extrema importância da Igreja. A dúvida é posta por todos. Melhor título não poderia existir para esse filme, pois tudo está ligada a essa palavra. A irmã Aloysius o acusa, mas sem ter total certeza. O padre se defende, mas não sabemos até onde vai sua inocência. No meio dessa luta está a Irmã James que fica apreensiva em quem confiar. Ela seria um tipo de termômetro sobre quem está mentido melhor.
Mas diante desse fato a freira também fica apreensiva em levar essa história a diante, pois o garoto envolvido nessa trama é pobre e o primeiro negro a freqüentar o colégio. Vitima de humilhação e racismo, só tem ao padre como pessoa que pode protegê-lo e ela tem conhecimento disso. Atacando ao padre, acertará o garoto. Sabendo sobre esse fato, ela vai conversar com a mãe do adolescente, nesta cena se concentra um dos melhores momentos do filme, com diálogos fortes e grandes interpretações. Nessa história ninguém é inocente.
Meryl Streep está radiante nesse drama, seu olhar e postura são digno de uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Ela simplesmente carrega o filme, suas insinuações ao crime do padre e a forma como ela manipula a irmã para que ela fique ao lado dela são incríveis.
Hoffmam também entra em cena com uma atuação vigorante e forte, assim como Amy Adams, mas quem rouba a cena e ainda por cima fatura uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante é Viola Davis como a mãe do garoto. Em uma única cena ela demonstra toda a força de sua personagem, uma mãe que faz de tudo para proteger e assegurar um futuro melhor para o seu filho.
O fim como todo o longa é emblemático, porém finaliza de forma quanto um pouco comovente, meio que estragando toda frieza de uma personagem tão marcante, mas ainda sim, o filme se mantém como um bom drama.
Não há como não se deleitar nessa história em que todos estão jogando com as verdades e ninguém sabe ao fato até que o ponto o que é verídico ou não nesse drama todo.
Baseado numa peça, Dúvida teve três indicações ao Oscar, todas ligadas ao elenco, ou seja, um filme de atores. Além disso, esse filme colcou ainda mais lenha na fogueira sobre a relação da Igreja Católica e o envolvimento de padres com adolescentes
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