domingo, 20 de março de 2011

Buscando novos sons

Não sou muito ligado a música, sou mais imagens, entretanto, desde quando produzi meu tcc lançando grande destaque para a trilha sonora, resolvi perceber esse detalhe nos filmes e buscar alguns abuns somente com faixas em Score, produzidas especialmente para algum longa ou série, feitas para acompanhar as imagens, cenas e afins.

Nessa busca descobri ótimos trabalhos, segue uma lista abaixo:

Em busca da terra do nunca, com várias faixas, alguma delas são bem chatas, mas não há como negar que três delas ou até quatro são praticamente perfeitas, sendo que esse álbum levou o Oscar de melhor trilha sonora. Esse álbum merece, a música que abre o cd é incrível, a ouvindo, somos convidados a saborear de uma melodia que muda seus ares constantemente, ora é alegre, ora triste, se bem que ela me faz recordar o longa Edward, mãos de tesoura, isso no meio da melodia. Outra faixa também muito bem trabalha, com uma melodia e ritmo lento, terno que toca em nossos sentidos é a "This is Neverland", próxima do final, essa canção contrabalança uma das cenas mais tocantes do filme, talvez por isso, eu a ache a mais bonita de todas.

Ensaio sobre cegueira, composta todas pelo grupo brasileiro Uakti, esse álbum é umas das surpreas que tive ao escutá-lo. "Drama 3" e "Minimal 8", que abrem o Cd são soberbas, elas começam de forma lenta e ganham peso, agressividade, chegando a um apice com grande presença. elas também ilustram as cenas mais fortes deste filme e nesse caso, essas músicas tem um peso a mais, pois elas tinham que amenizar algumas imagens/cenas do filme que eram bem fortes, pesadas, porém, as ouvindo a parte, essas melodias por si só já prendem nossa atenção. Um trabalho genial e inspirador desse grupo. Se bem que uma dessas faixas lembra outro trabalho de trilha sonora da qual eu gosto muito e tenho como o meu preferido que é As horas.

As horas, com todas as faixas compostas por Philip Glass é um trabalho impecável. "The Poet Acts", "Morning Passages" e "Escape" são as melhores do CD. O ritmo, o tempo, os instrumentos, não sei, mexe bastante com as sensações e mostra como as músicas podem nos envolver, nos comover e no influenciar em todos os nosso sentidos, até os mais profundos. O toque do teclado que muda cosntantemente o tom durante a execução, é algo belo, trágico, causa anciedade e agonia, é como se algo estivesse para acontencer, mais depois, ele ameniza, com leves sons e acelera o peso do ritmo novamente, incrível.

Por fim, cito Angel, o caça vampiros. O Cd é bem interessante, a primeria faixa tem a música de abertura, que ao meu ver é a melhor. "Home" é ótima também, bem curta, porém muito profunda. "Darla's Sacrifice" tem um tempo acima de toda do CD, mas convenhamos, ela precisa e merece esse tempo. Dor, alegria, tristeza, são os sentimentos provocados e "Princess Cordelia" é outra que leva o destaque.

Um blog que contém um material bem bacana com vários albuns é o http://trilhadomedo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário