Com um olhar terno e sensível, Rodrigo Garcia tenta trabalhar com os sentimentos que percorrem a vida de sete mulheres. Fragmentado em cinco pequenas histórias, longa nos apresenta essas sete personagens em suas dúvidas, arrependimentos, tentativas de terem seu amor correspondido e na busca de encontrar alguém que as compreenda.
Uma médica recorre ao tarô para tentar entender melhor sua vida, sua forma de ver o mundo e o que futuro lhe reserva, porém as respostas dadas pela cartomante não são tão animadoras. Uma gerente de um banco se prende a uma situação um pouco desconfortável, ela está grávida de um homem que é casado. Uma mulher passa a se interessar pelo seu nono vizinho. Uma jovem tenta se manter de pé vendo sua namorada extremamente doente e por fim, duas irmãs vivem juntas na eterna busca de encontrar alguém, um amigo, um amor.
Suas histórias não se cruzam em si, mas as personagens sim. Christine, a jovem que está presenciando a morte de sua namorada e nada pode fazer para ajudá-la é a cartomante de Elaine, a médica, que por sua vez será a responsável em realizar o aborto de Rebecca, a gerente do banco. Carol, que é cega, dá aulas de braille para June, filha de Walter, que trabalha no banco em que Rebecca é a gerente. Esse homem ainda trafegará por outra história mais ao fim do drama.
Nessa roda e mosaico que é a vida, essas pessoas se encontram e esse é um dos pontos interessantes do longa. Sujeitos que se cruzam e que se esbarram frequentemente enquanto caminham, ou que compartilham uma mesa, uma fila de um hospital ou mesmo a de um banco, enfim, são sujeitos com dramas, problemas, medos e lutas tão vivas quanto as nossas. Outro ponto positivo a invocar é como o filme trata com sensibilidade suas personagens. Elas estão perdidas em seus sentimentos, não sabendo como agir e apenas precisando que alguém as compreenda e entenda os que sentem ou o que pensam, pois afinal no fundo, elas querem ser ouvidas, mesmo que a pessoa diga a elas que estão erradas, agindo com arrogância ou com pouco pudor e é isso que algumas delas obtém de terceiros que nem a conhecem. Eles lançam verdades sobre elas, só de olhar para elas e essas palavras são aceitas com precisão, ternura e veracidade por elas, pois todas tem conhecimento dessa verdade.
É com verdades e buscas que o longa caminha com sinceridade, tentando invocar sempre o melhor de suas personagens. Um longa terno, calmo, suave que aos poucos entrega uma obra cheia de vida e questionamentos. A vida é dura, porém mais complexo e difícil ainda é compreender o que nos cerca e mudar nossos destinos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário